Como usar calças de pregas (sem parecer de outro século)
Volumosas e elegantes, as calças de pregas regressaram às passerelles nas últimas estações. E por estarem esquecidas há mais de duas décadas, criam sempre a dúvida, como usar sem parecer que se saiu de outro século?
Populares na primeira metade do seculo XX, e símbolos de estilo nos anos 70 e 80, perderam protagonismo para as calças direitas e para as slim fit, embora, no que toca à, alfaiataria sempre marcassem uma discreta presença.
Os estudantes da Universidade de Oxford dos anos 20 escolhiam as calças de pregas (Oxford Bag) quase como se de um uniforme se tratassem, e se alguns historiadores falem delas como as pioneiras nas calças de pregas do século XX, é depois da Primeira Guerra Mundial, que este tipo de calças se torna popular e transversal a todos os homens.
O sentido das pregas é uma escolha estética e de funcionalidade, sem regras a não ser para os países que seguem certos preceitos de alfaiataria. Os ingleses escolhem a dobra das calças para a frente, de modo a ter uma silhueta mais magra, enquanto o estilo italiano, com a dobra para fora, cria um volume mais baggy pelo volume extra nas ancas.
Quanto ao número de pregas, hoje é mesmo uma questão estética. Normalmente está entre uma e três, sendo que quanto mais pregas mais pano terão as calças.
Escolha preferida dos designers, por criar silhuetas e volumes diferentes, as calças com pregas são usadas na linha da cintura e são sempre confortáveis. Embora estivessem mais associadas a vestiário de verão, hoje, os designers também apostam nelas para o inverno, sejam em looks formais ou informais.
Dica 1: Combinar com camisas cintadas de modo a defenir ainda mais a cintura
Dica 2 : Casacos curtos alongam a silhueta
Dica 3: As camisolas ou t-shirts não devem ser largas, se o look for para ocasiões mais formais
Dica 4: Para um look mais dandy experimente diferentes texturas ou cores
Dica 5: Os casacos dos fatos com calças de pinças devem ser sempre um pouco cintados
Dica 6: Os coletes devem mostrar o início das pregas assim como os gilets, que também podem ser usados por dentro das calças
Dica 7: O efeito baloné, quando as calças têm bainhas mais justas, deve ser sempre contraposto com camisas ou casacos mais estreitos
Acessórios:
Cinto: Para ajudar a delinear a cintura
Suspensórios: Alongam a silhueta e dão um toque clássico. Se escolher cores diferentes podem acrescentar a irreverência elegante de que precisa.
Sapatos: Hoje tudo é possível, depende mesmo do estilo e personalidade.
Zona de conforto: 15 calças para usar em casa
Em tempos de isolamento e teletrabalho, siga os conselhos dos psicólogos, mantendo a rotina e os hábitos do costume, ao mesmo tempo que veste a tendência mais confortável da estação.
Numa segunda colaboração, a marca de desporto convida a marca conhecida pela inovação tecnológica na moda numa coleção de vestuário e calçado.
A lista foi divulgada pela plataforma Lyst. De Gucci, a Balenciaga e Fendi, descubra quais as marcas mais influentes do momento.
Estar em casa pode ser uma oportunidade de pôr a escrita em dia. Sejam simples apontamentos ou uma obra literária, o importante é que o faça com estilo. Por isso reunimos 10 canetas que partilham o brilho dourado para ideias luminosas.
Presença assídua no outono, o tom de vinho, bordeaux ou burgundy, surpreende em look total e a pintar todas peças com descontração, sem nunca descurar a sofisticação que lhe é inerente. Transversal a personalidades e ocasiões, a tendência entrega-lhe o pódio.