O minucioso processo de manufatura da nova Louis Vuitton Go-14
A carteira que já se tornou a it-bag da próxima estação, vai ser relançada a 25 de agosto. É um clássico que regressa.
25 de agosto de 2023 | Ângela Mata
PUB
A carteira GO-14 é única na história dos artigos de couro da Louis Vuitton, um verdadeiro clássico que está de volta. Nicholas Ghesquière trabalhou este modelo, tendo em conta a conjuntura atual, e para além disso tem também uma ligação muito especial com a mesma - o 14 deriva do ano em que o diretor criativo se estreou na marca.
Este modelo de carteira está a voltar em pleno, este ano, com uma característica única: a malletage. Esta técnica ancestral utilizada no forro das históricas malas de viagem da marca. O resultado é um padrão que se distingue, cruzado e que acolchoa o interior das mesmas.
Não nos esqueçamos que desde 1854 que a Louis Vuitton lidera o mundo da moda, criando designs e acessórios icónicos a cada estação. Para a sua primeira coleção como diretor criativo, Nicolas Ghesquière procurou inspiração precisamente na história da marca. E usou a mala de viagem LV original como sua musa. Ele pegou no seu interior - uma secção subestimada das malas de viagem de assinatura - um padrão distinto de malletage em relevo, em couro de cordeiro flexível e tornou-o o material principal dos acessórios da sua coleção.
Nicolas Ghesquière redescobriu essa inovação da Louis Vuitton e apresentou-a na sua primeira coleção: "Existem alguns códigos universais que existem apenas na Louis Vuitton. Tratava-se de reapropriá-los e transpô-los para um novo cenário", disse.
Foi isso que aconteceu com a nova Go-14, saída de um processo que conta com mais de 20 meticulosos passos que passam pelas mãos dos artesãos da marca. Toda essa precisão da Louis Vuitton e o savoir-faire deste modelo espelha bem a singularidade de uma peça como esta. É isto que faz com seja um verdadeiro símbolo de luxo.
PUB
A nova GO-14 é uma carteira acolchoada de pele de carneiro, posteriormente coberta por este malletage muito macio com pespontos que dão destaque às curvas do design. Um verdadeiro desafio para os artesãos, que tentam sempre aprimorar com o passar dos anos, e ao mesmo tempo manter a elegância.
O processo criativo requer mais de 20 etapas diferentes, incluindo o máximo de meticulosidade para garantir um acabamento acetinado e aperfeiçoar as gradações subtis da cor. É também necessária uma técnica altamente precisa para colocar a alça de 17 metros de comprimento.
A GO-14 afirma-se, assim, como uma carteira versátil, que pode ser usada de várias maneiras diferentes: ao ombro, através da sua nova corrente tão flexível quanto um colar de ouro, ou no braço ou na mão, já que a corrente também pode ser dobrada graças a um novo sistema de ranhuras. Além da corrente, a alça que reafirma a sofisticação e a posição da carteira como clássica.
A carteira estará disponível em várias tonalidades, desde o preto e branco mais puro até aos tons diluídos e 'tostados'. O lançamento é já no dia 25 de agosto.