Grandes Personagens, é assim que se chama a edição especial das canetas dedicadas às pessoas que deixaram uma marca indispensável no mundo. A Montblanc celebra estes indivíduos excepcionais com edições destes instrumentos de escrita, cada um personalizado para demonstrar a vida destas pessoas numa só peça. De Enzo Ferrari a Elvis Presley e de Walt Disney a John F. Kennedy, agora é vez do rei do boxe, Muhammad Ali.
Poucos atletas são tão celebrados e honrados como Muhammad Ali, o três vezes campeão do mundo de pesos pesados, cujos momentos lendários no desporto e no ativismo pelos direitos civis fizeram dele um dos atletas e humanitários mais influentes do século XX. Como atleta, Ali abalou o mundo com a sua força, habilidade e personalidade, tornando-se campeão do mundo de pesos pesados com apenas 22 anos. No entanto, o seu maior triunfo resultou dos seus esforços humanitários.
Como forma de celebrar, a Maison criou três edições, cada uma representante de um título de campeão mundial. No entanto, conseguimos encontrar alguns designs comuns, que fazem referência à sua vida lendária. Repartindo em dois elementos: na tampa e no corpo, conseguimos encontrar no clip a presença do elemento do cinto – que representa, no boxe, o último prémio, e que vem com o seu nome inscrito no meio.
Na tampa está também presente a ilustração de uma borboleta, que faz referência à célebre exclamação "Float like a butterfly, sting like a bee". O ditado refere-se ao estilo de luta de Ali, o boxista tinha um movimento rápido nos pés que fazia parecer que flutuava no ar.
Relativamente ao corpo da caneta, esta apresenta uma textura que se assemelha à fita adesiva que os profissionais nesta area utilizam para envolverem as mãos antes de colocarem as luvas.
Analisando detalhadamente cada uma das edições, a primeira, Special Edition Fountain Pen, foi feita a partir de resina preta preciosa e contém os elementos referentes ao boxista, como a tampa que se assemelha a um saco de boxe e o cano que faz referência à fita de boxe que os atletas utilizam para envolver as mãos.
Já a edição 1942 Rollerball tirou inspiração do robe que Ali usou quando entrou no combate em Kinshasa, Zaire, em 1974, a laca preciosa na tampa representa este padrão distinto, enquanto o padrão no cano revestido a ouro se assemelha às fitas de boxe, um dos vários elementos comuns em todas as canetas.
No último exemplar, 98 Fountain Pen, conseguimos encontrar algumas referências que não foram usadas nas outras canetas. Temos aqui a presença de incrustações em ouro maciço gravadas à mão, que se assemelham a uma luva de boxe e a uma pomba da paz. A parte da frente da caneta apresenta gravuras dos seis princípios fundamentais de Ali. Em honra do seu terceiro título mundial, o emblema Montblanc na tampa é adornado com o número 3 fundido em ouro maciço. A pose de vitória de Ali está gravada ao lado da inscrição "TKO-W-7 (15)" no aro da tampa, revestido a ouro. O corpo do instrumento, todo ele feito de ouro maciço, é inspirado no edifício The Muhammad Ali Center em Louisville, Kentucky, e reflete as janelas coloridas do mesmo; apresenta também a inscrição "NEW ORLEANS 1978 NEW YORK 1998" – referindo-se a datas importantes: a conquista do seu terceiro título de campeão mundial e o ano em que se tornou Mensageiro da Paz das Nações Unidas.