O ponto de encontro é no número 4A da Rua Nova da Trindade, em pleno Chiado. Naquela manhã de quinta-feira, na loja da Jak Shoes da capital, é-nos apresentada uma colaboração muito compatível, UTIL x JAK. O mote pensado pelas duas marcas portuguesas, criadas em 2017 e 2014 e de mobiliário e de calçado, respetivamente, foi: "Uma sapateira. Mas melhor."
De facto, a ideia de sapateira tradicional é desconstruída nesta peça de design feita pela marca de mobiliário UTIL, e, quanto a nós, parece-nos mais um objeto de desejo, muito longe dos móveis para esconder sapatos sem graça que vemos no mercado massivo. Aqui não há nada para esconder, nem o design aberto o permite, até porque os sneakers da JAK são mesmo para contemplar.
De fato, a UTIL e a JAK parecem ter tudo a ver, como nos revela Isabel Henriques da Silva, cofundadora e diretora criativa da segunda. "Criamos produtos minimalistas, somos uma marca monoproduto de ténis unissexo. O nosso objetivo não é fazer coleções ou saldos, são produtos que se usam agora e daqui a dez anos" começa por explicar, revelando a filosofia slow fashion por que se regem e uma preocupação de experimentação e anatomia, mas também sustentabilidade social e financeira, com fabrico artesanal no Norte e uma aposta recente num modelo em pele de maça – é usado sobretudo couro de grão integral, nos restantes – e uma linha completa de ténis vegan, os Glove.
"Estamos a começar a alargar o espetro dos nossos produtos e passar a ser uma marca também de lifestyle. Daí a nossa parceria com a UTIL, que era um produto procurado pelos clientes e até por nós, que não gostávamos das sapateiras que víamos (…), queríamos fazer uma coisa diferente", acrescenta Isabel, com Manuel Amaral Netto a juntar-se à conversa e a complementar a história desta parceria.
"No fundo, o produto é uma caixa para pôr sapatos, é uma caixa que podemos organizar e tirar daquela confusão do quarto ou da entrada", explica-nos o designer, admitindo que é algo que funciona muito bem no norte da Europa, nas casas suíças, alemãs e norueguesas onde os sapatos normalmente ficam à entrada, uma cultura adaptada a apartamentos com pouco espaço. O que segue muito em linha com o propósito da UTIL.
"Somos uma marca de mobiliário, fazemos estantes, mesas de apoio e aparadores para arrumar coisas dentro de apartamentos pequenos, sobretudo. Focamo-nos na otimização do espaço, com peças simples e o menos impositivas possível; que tragam poucas chatices a nível visual e que durem o máximo de tempo", resume. Da mesma forma que a JAK, também não seguem modas ou tendências "não nos faz sentido".