É conhecido como um método eficaz para quem quer "aprender" a correr ou preparar-se para uma maratona, independentemente da idade. Desta forma, corridas de longa distância ou duradouras já não precisam de ser vistas como algo impossível.
O método Galloway, criado nos anos 70 por Jeff Galloway - que participou nos Jogos Olímpicos de verão de 1972 na prova de atletismo de 10 mil metros pela equipa norte-americana, e escreveu vários livros sobre o tema - diz que para conseguirmos correr temos, também, de andar, tudo de forma gradual.
O segredo é praticar alguns minutos de corrida alternados com caminhada, até se chegar ao ponto em que aguentamos mais tempo a correr do que a andar. Assim conseguimos "otimizar o esforço e o desempenho, ao mesmo tempo que diminuímos a fadiga do corpo", explicou uma especialista à GQ espanhola, aconselhando os principiantes a começar com três minutos de corrida e alternando com um minuto de caminhada, durante meia hora, três vezes por semana.
Além de um aumento da resistência física, o método está também associado à redução de stress ortopédico e a uma recuperação mais rápida, comparando com uma simples corrida.