Estilo / Beleza & Bem-Estar

Grooming desmistificado

Ainda acredita que não deve utilizar um hidratante facial, que os perfumes florais são exclusivos do sexo feminino, ou que que o seu chapéu é o responsável por estar a perder o cabelo?

Foto: Getty Images
03 de setembro de 2019 | Carolina Silva
PUB

Os homens com pele oleosa não precisam de aplicar cuidados hidratantes.
FALSO Desmistifiquemos um dos maiores mitos da beleza: uma pele oleosa pode ser desidratada e consequentemente precisa de um cuidado que proporcione e que retenha a hidratação ao longo do dia. A pele oleosa é facilmente identificável através da denominada zona T, onde o queixo, o nariz e a testa, são mais brilhantes do que o resto do rosto. Isto ococorre porque as glândulas sebáceas produzem mais sebo, dilatando os poros e levando inclusivamente à formação de borbulhas,  enquanto que a desidratação é uma condição mutável compatível com as peles oleosas. As agressões externas, as viagens constantes, o stress e até uma noite mal dormida podem causar a desidratação cutânea. Sugerimos a aposta numa máscara hidratante SOS, para aplicar à noite quando a desidratação for mais acentuada.
Solução: Opte por texturas gelificadas hidratantes com vitaminas e com propriedades específicas para as peles oleosas, e ingredientes que regulem a produção sebácea, como o zinco e o cobre.

A pele masculina não é sensível.
FALSO Antes de mais importa esclarecer que a pele masculina  pode ter as mesmas problemáticas do que a pele feminina, e a sensibilidade é uma das mais comuns. Saiba já que este tipo de pele requer precauções extra nos cuidados diários, uma vez que há uma propensão maior para inflamações e irritações cutâneas. O barbear frequente, as mudanças de temperatura e o stress podem ser algumas causas da pele sensível e reactiva, que pode manifestar-se em desconforto durante o dia e até vermelhidões. Se for este o seu caso, consulte um dermatologista para confirmar se eczema, psoríase ou rosácea são questões a considerar.

Solução: Escolher os produtos corretos é crucial. Leia os rótulos e evite ingredientes como álcool, corantes ou fragrâncias que podem ser irritantes. Escolha um esfoliante suave e utilize-o apenas uma vez por semana, não exagere na espuma de barbear, escolha toalhas de tecidos suaves para limpar a face e coloque-a gentilmente no rosto para secar a pele em vez de esfregar. Aplique um cuidado hidratante especifico para pele sensível e finalize sempre a rotina de grooming com um protector solar.

PUB

O sabonete é o melhor produto para limpar o rosto.
FALSO Se é um adepto nostálgico do sabonete e se sofre de alguma das condições acima referidas (sensibilidade cutânea ou desidratação) saiba que o causador pode ser o seu sabonete preferido. O sabonete normalmente tem muitos agentes de limpeza e poucos de hidratação que, juntamente com a água, acabam por deixar a pele com um toque áspero e desagradável depois do duche.
Solução: Escolha uma textura agradável específica para limpar o rosto, de acordo com a necessidade da sua pele: um gel para uma pele oleosa, uma espuma para uma pele mista ou um creme de limpeza para uma pele mais seca. Notará de imediato uma suavidade maior.

A queda de cabelo é causada pelos produtos utilizados.
FALSO É muito pouco provável que a queda de cabelo seja uma consequência do chapéu ou do gel que aplica. 95 por cento da queda de cabelo deve-se apenas à genética enquanto que os factores externos representam uma percentagem bem menor na causa deste problema que afecta 66 por cento dos homens em todo o mundo. Tenha em mente que a queda de cabelo é algo que acontece a homens e mulheres, e tem a ver com o ciclo capilar, o que não quer necessariamente dizer que esteja a ficar careca. Se notar um enfraquecimento generalizado do fio e uma queda de cabelo em locais onde não volta a haver crescimento, consulte um especialista.
Solução: Os suplementos ajudam. Mude a sua rotina de cuidados para um tratamento completo com champô, ampolas e cápsulas específicas para a controlar a queda de cabelo.  

PUB

A aromaterapia é só para as mulheres.
FALSO A aromaterapia ainda é negligenciada pelo sexo masculino, sendo frequentemente colocada no canto da cosmética ineficaz, quando a sua localização deve ser precisamente no lado oposto. A modalidade holística das fragrâncias pode ser a solução para muitas das queixas masculinas. Combater o stress, dormir melhor, controlar a ansiedade e até reduzir as alergias são algumas delas, e algumas podem ser facilmente resolvidas com ingredientes de origem natural.
Solução: O mercado da aromaterapia está em expansão e oferece soluções naturais como bálsamos calmantes para os músculos e articulações, sprays para pulverizar na almofada que ajudam a dormir melhor, produtos purificantes do ar para quem sofre de asma ou alergias, e roll-on discretos para levar em viagem ou para ter na secretaria e aplicar nos pulsos.

Um perfume masculino não pode ser floral
FALSO Pode até desconhecer este facto, mas a maioria dos perfumes contém notas florais, sejam eles masculinos ou femininos, e algumas das obras-primas da perfumaria masculina são elaboradas com as flores mais aromáticas. Rose Poivree de The Different Company, e Egoiste de Chanel, têm rosas na sua composição; Y de Yves Saint Laurent e Boss Bottled de Hugo Boss contém gerânios, e Gentleman de Givenchy e Dolce & Gabbana Intenso têm a feminina lavanda. E a lista continua. São deliciosamente sedutores e muito irresistíveis.
Solução: Escolha a mais sedutora fragrância floral desta lista. O mais difícil será evitar que a sua cara-metade a use.

PUB
PUB