O luxo vende. Esta é uma afirmação comprovada por décadas de investigação de tendências que remontam até ao século XVIII. E não é um exclusivo dos famosos ou sequer dos muito ricos. Aparentemente, nunca o foi. Na Paris de 1700 estima-se que cerca de 13% dos empregados possuíam relógios próprios, um número que indica que o luxo, tal como hoje, não era limitado à burguesia. Pelo contrário, a "lei" dos bens de luxo diz que estes são acessíveis desde que se tenha dinheiro para os adquirir - e caso não esteja imediatamente disponível, poupamo-lo para comprar aquela peça preciosa aos nossos olhos. E sendo os bens de luxo óbvios objetos de desejo, não é de admirar que, no final daquele século, mais de dois terços da população parisiense tenham poupado o suficiente para comprar um relógio.
Na mais do que cobiçada indústria da cosmética, uma das questões mais frequentes é se valerá a pena investir tanto dinheiro num produto efémero. Serão eficazes o suficiente? Uma galénica sumptuosa é merecedora de mais umas centenas de euros? Uma massagem a quatro mãos é melhor do que uma elaborada com apenas duas mãos? A resposta é a mesma: vale o que cada cliente estiver disposto a pagar por ele. E são cada vez mais aqueles que investem para ter ao seu alcance "o" tratamento-estrela, "o" creme milagroso e "o" perfume personalizado. O que para uns não passam de excentricidades, para outros são indispensáveis. O rapper Lil’Wayne assumiu gastar mais de 150 mil dólares em diamantes aplicados nos dentes, o ator Matt LeBlanc (e mais alguns milionários que o PT se recusa a nomear) paga cerca de 1.100 euros por hora ao seu personal trainer, Fabrice LePhysique, e o comediante Kevin Hart admite investir na sua rotina de cuidados de pele (o comediante é fã da linha completa La Mer, na qual cada creme pode custar mais de €900). O estudo recente Global Powers of Luxury 2019, divulgado pela Deloitte, indica que os grupos LVMH e Estée Lauder, dois dos maiores conglomerados de cosmética do mundo, estão entre as três primeiras posições do ranking das empresas de bens de luxo que mais geraram em receitas e ainda que o segmento de cosméticos e fragrâncias registou o melhor desempenho com 16,1% no aumento de vendas, um valor que fica maioritariamente a dever-se ao crescimento anual de dois dígitos reportado por sete das 11 empresas que representam este setor. O luxo não veio para ficar. Na realidade, nunca saiu de moda, mas reinventa-se sob as mais variadas formas: a manicure que vai a sua casa, o spa com acesso direto da garagem para garantir a máxima privacidade, o creme com os ingredientes mais raros... É certo que o segredo para a eterna juventude ainda não foi descoberto, mas, até lá, e pelo menos no setor do grooming, já há muito pouco que o dinheiro não compre.
A personalização
Lourenço de Lucena é o único perfumista português pertencente à Sociedade Francesa de Perfumistas e o homem a quem recorrer quando o pedido é um perfume personalizado. Adverte o próprio que os clientes são "escolhidos a dedo" por ser um processo demorado e muito personalizado. Explica-nos: "Tudo começa com uma conversa de apresentação mútua e que me permite perceber alguns traços da personalidade do cliente e os seus gostos de uma forma transversal. Que música ouve, que hábitos, que estilo… E um primeiro despiste ao gosto olfativo. Depois disso, segue-se um encontro para a consolidação do conhecimento e a afinação da perceção do perfil olfativo." Após essa fase estar segura, o perfumista inicia o processo de desenhar o perfil olfativo, onde irá escolher as matérias-primas que melhor se ajustam ao gosto, à intenção ou ao perfil do cliente. De seguida, um novo encontro para teste na pele de uma seleção de matérias-primas para aferição de compatibilidades e eventuais rejeições, após o qual são dados os passos para consolidar a fragrância: "Eu passo, então, para a formulação e composição do perfume, tendo por base o briefing estabelecido entre mim e o cliente." Um pouco como nas perfumarias, muitas vezes a maior dificuldade passa por o cliente saber aquilo de que gosta. Explica Lourenço de Lucena: "A experiência diz-me que nem sempre o que é dito é o que se pretende e daí a importância do conhecimento e da relação, onde me permite descodificar outros sinais que não apenas verbais. Estando satisfeito com o resultado, é o momento de apresentação ao cliente. Caso seja do agrado, passamos para a produção do concentrado, o qual depois será diluído em água e em álcool, considerando o gosto e o perfil do cliente. Geralmente optamos por uma concentração entre os 4 e os 24% para se enquadrar como Eau de Parfum e ter uma tenacidade média interessante. Depois do concentrado estar produzido, este é então diluído em água e em álcool na proporção definida, ficando a macerar entre sete a 14 dias para assegurar que as matérias estabilizem. Findo este prazo, a ‘poção mágica’ está pronta para ser enfrascada e embalada."
O gosto pela procura
Pesquisar, investigar e "farejar" a última novidade faz parte do je ne sais quoi de um objeto de desejo. Não é de admirar que muitos dos produtos de beleza e de perfumaria sejam adquiridos via online por não estarem disponíveis em Portugal, em viagens ou em pontos de venda específicos. Contrariando o passo acelerado do mundo moderno, em que tudo parece vir parar às nossas mãos, o ritual de ir a determinados locais para comprar certos produtos parece torná-los ainda mais sedutores. Elegemos algumas lojas-chave, físicas e online, e os produtos que não se encontrarão facilmente numa perfumaria.
A Ignae é o resultado de anos de pesquisa dos melhores ingredientes antienvelhecimento no meio da luxuriante natureza dos Açores. A pureza do vale da Ilha de São Miguel e dos seus recursos, ricos em fatores de crescimento, péptidos, óleos botânicos e águas termais que estão presentes no nosso Complexo Regenerador, são o berço da Ignae. O Ritz Four Seasons, em Lisboa, também elegeu estas propriedades únicas para o seu Facial Hidratação e Rejuvenescimento. Inicia-se com uma de duas máscaras faciais: a máscara de assinatura da Ignae com Veneno de Abelha e Argila ou a Máscara de Leite de Burra. Ricas em nutrientes e poderosas propriedades regenerativas, estas combinações foram criadas para purificar, dar firmeza e brilho à pele, deixando-a visivelmente mais macia e com uma aparência jovem.
Facial Hidratação e Rejuvenescimento Ignae, 50 minutos, €180