Um centenário oferece uma oportunidade rara para uma celebração especial. Festa, fanfarra, bolo, champanhe, uma viagem pelas ruas da memória. Para os 100 anos da sua famosa caneta Meisterstück, a Montblanc fez tudo isso, claro, mas adicionou-lhe um detalhe delicioso – principalmente para os cinéfilos: um filme publicitário escrito, realizado e protagonizado por Wes Anderson, com Rupert Friend e Jason Schwartzman, onde os três quase tropeçam uns nos outros para, em escassos três minutos, contarem a história da caneta. Todos os motivos são bons para ver um filme de Wes Anderson, mesmo quando se trata de uma "micro-metragem", e este não é excepção. Com o seu estilo de realização inconfundível – excêntrico e com um texto cheio de pequenas subtilezas humorísticas com toque de "nonsense" – a campanha é tão encantadora para os fãs de Anderson quanto para os admiradores da escrita à moda antiga.
Com o seu icónico design preto em forma de charuto, três anéis dourados e aparo dourado feito à mão, a Meisterstück tornou-se sinónimo de Montblanc como o produto mais reconhecido da Maison. Anderson, Friend e Schwartzman vão passando em revista os diversos objetos fabricados pela marca, como relógios e acessórios em pele, e, quando regressam ao expositor de canetas, ficam espantados com a presença de uma impostora. "Esta não é uma Montblanc!", anuncia Schwartzman. Só que é. Anderson diz ser a "The Scribbler", a caneta que ele próprio desenhou. Os colegas de filmagem não parecem impressionados. No caso de o leitor, por oposição aos atores, ter ficado não só impressionado como entusiasmado, saiba que não vale a pena correr para o site da Montblanc – "The Scribbler" só estará disponível para o ano.
Munidas de chocolate quente e pretzels, as três personagens decidem então recolher para uma sala de escrita, com vista para Montblanc – ou Monte Branco, a mais alta montanha dos Alpes e da União Europeia. A dúvida instala-se: o que escrever com estas obras-primas? Cada um oferece a sua resposta: uma carta para a mãe, uma entrada no diário, um romance histórico sobre o feudalismo. E se escrever um livro com caneta e papel lhe parece doloroso, lembre-se que eles foram escritos assim durante muito mais anos do que aqueles em que andamos a escrevê-los com teclas.
Para além do filme, a campanha conta com fotografias publicitárias de Rupert Friend e Jason Schwartzman, bem como da actriz norte-americana Maude Apatow, do ator e designer indiano-americano Waris Ahluwalia, do ator coreano e Montblanc Mark Maker Lee Jinuk e o ator chinês e Embaixador Global da Marca Montblanc Jing Boran.