Estrelas de cinema sobre rodas
Provavelmente está a reconhecer alguns destes automóveis. Porque há filmes e séries em que os veículos têm papéis secundários e até nomes próprios, o Pertersen Automotive Museum, em Los Angeles, reuniu mais de 40 veículos de histórias de ficção científica na exposição Holywood Dream Machines.
Alguns heróis de ação andarão à boleia por Hollywood durante uns meses, uma vez que o Petersen Automotive Museum reuniu uma série de veículos de ficção científica na exposição Hollywood Dream Machines: Vehicles of Science Fiction and Fantasy. O famoso museu de Los Angeles abriu ao público em junho de 1994 e esta exposição enquadra-se na celebração do 25º aniversário da instituição. A mostra vai estar patente até junho de 2020, sendo a maior desta celebração. "Com mais de 40 veículos do grande écran dispostos pelo museu, a exposição é uma ode à indústria que foi construída em Los Angeles", diz o diretor executivo do museu, Terry L. Karges, no comunicado da exposição.
O museu reuniu mais de 40 veículos que o público conhece do cinema e da televisão através de filmes e séries de ficção científica e de fantasia. Alguns dos elementos em destaque são os veículos Audi RSQ de I Robot (o filme é de 2004, mas passa-se no ano de 2035), a máquina do tempo de Regresso ao Futuro (1985), o Audi R8 de Iron Man (2008) ou o Bumblebee, personagem de Transformers com um filme próprio (2018) ou Warthog do jogo Halo. A mostra conta ainda com figurinos, adereços e planos de filmes e séries de diferentes épocas, assim como jogos. A mostra vai incluir também uma experiência Microsoft HoloLens de nome "Worlds Reimagined", na qual os visitantes vão poder experimentar uma tecnologia imersiva e ver o Waterhog de Halo e a máquina do tempo de Regresso ao Futuro de uma nova forma.
Esta exposição é uma homenagem à indústria de ficção, já que estes veículos foram criados especificamente para as suas respetivas histórias e personagens e muitos não só ficaram na memória do público como se tornaram referências do filme ou série em que se enquadram. O Comic Com Museum, a Audi e a Microsoft colaboraram com o Petersen Museum na realização desta exposição. Veja agora alguns dos veículos em exibição.
7 museus para viver a paixão pelos automóveis
A velocidade e a competição não são os únicos combustíveis dos aficionados por automóveis. Selecionamos sete museus onde se contam histórias, se celebram marcas, se contempla uma indústria em constante movimento e se aprecia a arte do design. Uma viagem com paragens obrigatórias em França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e, claro, no Caramulo, em Portugal.
Velhas lendas do mundo automóvel
Os modelos que se seguem são mais do que simples carros, são mesmo modos de vida. Para começar a sonhar com o calor...
LA (not so) Confidential
O lado soalheiro dos Estados Unidos fica na costa oeste, onde os sorrisos são genuínos e a informalidade é rainha. Preparamos um roteiro para conhecer o melhor de Los Angeles.
O dia em que Tom Cruise conduziu um Fórmula 1 da Red Bull
Apaixonado por automóveis e motos, Tom Cruise nunca recusa uma boa cena de velocidade, mesmo que a missão seja impossível.
Tom Cruise e Elon Musk juntos no espaço?
Com ajuda da NASA, o ator quer produzir um filme recheado de ação e aventura, mas fora da atmosfera.
Já aqui o havíamos afirmado: 2021 é um belo ano para efemérides automóveis. E esta é uma das mais importantes.
O modelo da marca francesa de automóveis não só é fácil de estacionar, como pode ser conduzido a partir dos 16 anos. A Citroën oferece a possibilidade de total personalização, abrindo o elétrico ao mercado profissional. Falamos, claro, do Citroën AMI, que até já chamou à atenção do mercado chinês, que o copiou por cerca de 2000 euros.
Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...
Aos 76 anos, o antigo piloto amador de Todo-o-Terreno, volta ao ativo para participar na 35ª edição da Baja Portalegre 500, defendendo que a medicina hiperbárica tem sido fundamental para a sua preparação física.