Após uma temporada de 2022 excecional, qual foi a vitória em torneio que mais significado teve para si?
Ganhar o Rio Open em fevereiro foi um momento decisivo para mim em 2022, pois foi o meu primeiro título ATP 500, e estabeleceu a minha performance para a época. Elevar o troféu no Mutua Madrid Open também foi muito especial. É o meu torneio preferido, em casa e com adeptos incríveis. E, claro, ganhar o US Open em setembro foi fantástico, conseguir o meu primeiro Grand Slam em Nova Iorque e tornar-me o número 1 do mundo. É para isso que se trabalha todos os dias.
Quatro dos seus títulos foram conquistados em terra batida, diria que é a sua superfície de eleição?
Sim, a terra batida é a minha superfície favorita. Cresci a jogar em terra batida e sinto uma ligação especial com a superfície, embora goste de jogar em qualquer tipo de court. Este ano, estou realmente entusiasmado por iniciar a minha temporada em terra batida no Argentina Open, em Buenos Aires.
Qual é o seu torneio de Grand Slam favorito para jogar?
O US Open.
A família Rolex conta com vários dos melhores jogadores de ténis, incluindo Rod Laver, Björn Borg e Roger Federer. Em que jogador se inspira para a forma como joga, hoje?
Laver, Borg e Federer são três grandes campeões que elevam o jogo [de ténis] a um novo nível, mas o Roger deu o exemplo a seguir dentro e fora do campo.
Como gosta de relaxar e passar tempo longe do campo de ténis?
Sou uma pessoa muito normal e descontraída. Gosto de estar com os meus amigos, sair para jantar ou jogar golfe.
Quais são os seus objetivos para o futuro, dentro e fora do campo?
Continuar o meu percurso, enquanto continuo a divertir-me em campo.
Quais são as três qualidades que considera mais importantes para se ter sucesso no campo de ténis?
Primeiro, gostar de jogar ténis; segundo, ser mentalmente forte; e terceiro, ter uma boa equipa a apoiar. Penso que estes três aspetos são essenciais se se quiser alcançar o sucesso em campo.
Como surgiu a relação com a Rolex e o que isso significa para si?
É muito importante para mim. Identifico-me de várias formas com a Rolex e poder começar esta jornada juntos é um sonho tornado realidade.
Qual é a sua opinião geral sobre o apoio de longa data da Rolex ao ténis?
A Rolex está comprometida com o ténis há mais de 40 anos, contribuindo para progressos importantes no desporto. A Rolex associou-se aos principais órgãos que dirigem o ténis a nível global, incluindo o ATP Tour e o WTA Tour, apoiando os campeões de hoje, mas também os do futuro. Isso é vital para o ténis.
Como é que a sua carreira como tenista se alinha com a filosofia de excelência da marca?
A Rolex está permanentemente em busca da excelência, e é exatamente isso que procuro quando estou a treinar e a preparar-me para competir em qualquer torneio no mundo.
Que modelos de relógios Rolex possui, e tem alguma história sobre eles?
Tenho um Rolex Cosmograph Daytona que adoro, e que se tornou um amuleto para mim, pois esteve comigo em todas as minhas maiores vitórias em 2022, que foram muito importantes para a minha carreira.